Em outubro de 2001, a Apple lançava o dispositivo
responsável pela volta da empresa ao mercado e por mais de 300 mi de
unidades vendidas
O primeiro modelo, apelidado de iPod Classic, utilizava um disco rígido acoplado e era grande e pesado. Conforme os anos foram passando, o tocador ganhou um design mais moderno e se tornou mais leve por utilizar a memória flash. Já a última versão, chamada de iPod Touch, permite acesso à internet sem fio, tem tela sensível ao toque e possui uma variedade de aplicativos.
A influência e importância desse aparelhinho nos tempos atuais é tão grande que, segundo a BBC, em 2007, um marinheiro britânico aprisionado pelo governo do Irã admitiu ter "chorado como um bebê" quando os sequestradores confiscaram seu iPod. No mesmo ano, uma muçulmana britânica foi excluída do tribunal por ter sido flagrada ouvindo música em um iPod escondido sob seu véu.
Desde que a Apple lançou seu primeiro modelo, em outubro de 2001, a companhia já vendeu mais de 300 milhões desses dispositivos. E, aparentemente, a intenção é vender muito mais. Recentemente, boatos afirmaram que a Apple descontinuaria o iPod Classic e o iPod Shuffle, mas compensaria a perda fazendo melhorias no iPod Touch. Segundo o site Tuaw, o novo dispositivo terá um processador mais rápido, uma câmera mais potente e viria na cor branca também.
Quer relembrar como eram os primeiros modelos do iPod? Abaixo é possível ver um infográfico, desenvolvido pelo site Enfutilizados, que mostra a evolução do dispositivo.
Para visualizar em tamanho maior, clique aqui.