Virou "meme": um apelo não tão pessoal de Jimmy Wales, fundador da Wikipedia


Reunimos as melhores montagens feitas com o "apelo pessoal" do executivo


Jimmy Wales
Acesse a Wikipedia. Neste exato momento.

As chances são altas de você dar de cara com um dos já conhecidos banners da Wikimedia Foundation, a entidade por trás da enciclopédia colaborativa, onde o criador, Jimmy  Wales, faz um "apelo pessoal" por doações. Como já se sabe, a Wikimedia Foundation é uma organização sem fins lucrativos. Prova disso é a completa ausência de anúncios publicitários em todas as páginas do site. Por isso, todo o dinheiro investido na manutenção da Wikipedia vem de doações das pessoas que utilizam as páginas e querem vê-las ativas por muito tempo.

De uns anos para cá, devido ao amplo crescimento da enciclopédia virtual, bem como seu reconhecimento ante jornalistas e acadêmicos, acabaram aumentando os custos - especialmente na estrutura de servidores (veja números e curiosidades ao final da página). Isso fez com que a fundação pedisse doações aos usuários para garantir continuidade da enciclopédia que, hoje, ja está disponível em mais de 250 idiomas.

Através de um banner exibindo o próprio Jimmy Wales, os usuários que clicassem ali seriam levados a um testemunho do fundador sobre as dificuldades de manter vivo algo do tamanho da Wikipedia, bem como opções de doação em valores e recursos.

E, como toda ação exige uma reação, a internet não perdoou: diversas montagens com o rosto de Wales foram criadas. A popularidade delas foi tanta que acabou por justificar a criação de uma extensão para o Google Chrome - além de uma galeria com as mais engraçadas delas, logo abaixo.

Alguns dados da Wikipedia
Quantos artigos?
R: Mais de 20 milhões, sendo 3,8 milhões em inglês
Quantos colaboradores?

R:
Algo próximo de 100 mil editores regulares - sem contar a equipe da Wikimedia Foundation
Visitas e visualizações:
R: Cerca de 365 milhões de leitores globais e 2,7 bilhões de visualizações mensais de página

Reprodução