Um dos aplicativos móveis mais falados da atualidade está
sob fogo pesado. Afinal, até onde as empresas podem rastrear você pelo
celular?
![]() |
A capacidade de registro do software é tão aprofundada que o Carrier IQ é capaz de gravar e manter registradas as suas ligações telefônicas. Certamente é algo para se levar em consideração quando se engaja em um papo mais, digamos, caliente com seu cônjuge ao telefone. Alguém pode estar ouvindo, afinal.
A questão é: até que ponto uma empresa tem o direito de manter tanta informação do usuário? A proprietária do software, sediada nos Estados Unidos, defende-se dizendo que o Carrier IQ apenas captura as informações do próprio smartphone e as resguarda em "local seguro", sem revendê-las a ninguém. De acordo com a empresa, as operadoras de telefonia móvel quem pedem para que isso seja feito.

Pensando nisso, a TÉC-NAGEM leva a questão a você, caro leitor. Na sua opinião, que justificativa a Carrier IQ e as empresas de telecomunicação teriam para usar deste artifício - se de fato o usam - e, mediante justificativa, você acha válido que seus dados sejam rastreados, com ou sem seu conhecimento?
Vale citar: atualmente, temos três aplicativos que são capazes de descobrir se o seu smartphone possui o Carrier IQ instalado. O Logging Test App, para Android, é o mais conhecido, pois oferece tanto a função de identificação quanto a de remoção. O Voodoo Carrier IQ Detector apenas localiza a posição do famigerado software em seu aparelho - função esta também exercida pelo Carrier IQ Detector.