Executivo acredita que, em um ou dois anos, o sistema operacional da Microsoft vai ultrapassar a Apple e o Android
Em Londres*
Não é segredo para ninguém que a Nokia está passando por um momento de dificuldades. A empresa, líder mundial no segmento de aparelhos celulares, perdeu mercado com o crescimento do iOS e Android e está apostando todas as fichas no sistema operacional da Microsoft para reverter esse cenário. "Acredito que em um ou dois anos a plataforma Windows Phone será a primeira do mercado", comenta Almir Luiz Narcizo, presidente da Nokia Brasil.
Não é segredo para ninguém que a Nokia está passando por um momento de dificuldades. A empresa, líder mundial no segmento de aparelhos celulares, perdeu mercado com o crescimento do iOS e Android e está apostando todas as fichas no sistema operacional da Microsoft para reverter esse cenário. "Acredito que em um ou dois anos a plataforma Windows Phone será a primeira do mercado", comenta Almir Luiz Narcizo, presidente da Nokia Brasil.
Segundo o executivo, assim que os celulares começarem a
chegar ao mercado os consumidores terão a experiência de uso e serão
conquistados pela facilidade do sistema. A companhia realizou uma
pesquisa mundial com usuários de smartphone e os resultados foram
bastante promissores. Narcizo conta que o Windows Phone ganhou uma
posição superior à Apple e Android. De acordo com o executivo, o sistema
operacional da Microsoft foi avaliado como mais amigável e intuitivo.
"Assim que os celulares começarem a ser lançados, nós conseguiremos
passar para o consumidor a real experiência de uso. É uma questão de
tempo para que seja adotada", diz.
A ideia é que no começo do ano sejam lançados mais
smartphones de diversos preços, trazendo o Windows Phone embarcado. A
companhia terá uma família de celulares com a plataforma para dar ao
consumidor diversas opções. "Mesmo estes dois lançamentos [Lumia 710 e
800] mostram claramente um modelo premium e outro que entra em uma
categoria mais baixa. Não sabemos o preço no Brasil, mas a intenção é
que seja acessível e tenha muito volume", explica.
A estratégia inicial da Nokia é apresentar o Windows
Phone nos pontos de venda. Eles pretendem realizar um trabalho bem forte
para que os usuários tenham contato com o sistema. "Consumidor não
compra no escuro, principalmente um smartphone. Como se trata de uma
plataforma nova, teremos que estar muito presentes", finaliza.*A jornalista viajou a convite da Nokia para Londres, na Inglaterra.